quarta-feira, 7 de julho de 2010

"A construção das pirâmides do Egito"

Será que o serviço sujo ficou para pedreiros espaciais?
O mais provável é que os egípcios eram mais espertos do que se pensava!


As pirâmides do Egito teriam sido construídas com a ajuda de extraterrestres, como especula o autor de Eram os Deuses Astronautas? Erich von Daniken? Ou, como acreditam outros, foram os seres de Atlântida que ensinaram aos egípcios como levitar pedras e constrí-las? Até mesmo Deus entra na dança, pois muitos imaginam que somente ele poderia ter projetado algo tão grandioso e enigmático quanto essas construções.
A verdade "verdadeira" fica difícil de se saber, mas cada vez mais estudos sérios apontam que as pirâmides foram construídas por humanos mesmo, habitantes do próprio Egito. E que a finalidade delas era, primordialmente, servir como tumbas para os faraós e suas rainhas.
No total, são conhecidas cerca de 100 pirâmides. A primeira foi construída em Saqqara por volta de 2750a.C. A mais famosa, cerca de 150 anos nova, é a Grande Pirâmide, conhecida também por Quêops, ela é o único monumento remanescente das Sete maravilhas do mundoe foi erguida no reinado do faraó Khufu. Fica na região de Gizé (norte do Egito), perto de outras duas pirâmides: Quéfren e Miquerinos. Acredita-se que levou 20 anos para ficar pronta com seus 140 metros de altura e 2,3 milhões de blocos de pedra com duas toneladas cada.
O arqueólogo Mark Lehner, da Universidade de Chicago, e Zalu Hawass, diretor geral de Gizé, dizem que entre 20 mil e 30 mil pessoas construíram a Grande Pirâmide. Para eles, a maioria das pedras vinha do próprio plató de Gizé. Uma parte, no entanto, era levada de barco, de pedreiras localizadas mais ao sul. O transporte até a obra se dava por rampas e alavancas e na construção fazia-se o uso do plano inclinado. A dupla crê também que o trabalho não era feito por escravos, mas por pessoas comuns, divididas em grupos, que davam o sangue 14 horas por dia em nome de uma grande projeto para o Egito. Será?

0 comentários:

Postar um comentário