quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Conheças mais sobre Gárgulas... II

A Indiana Mystery já apresentou algumas curiosidades sobre essas criaturas misteriosas e a pedidos fizemos uma nova matéria, confira...


As gárgulas sempre estão presentes em diversas fachadas, normalmente são usadas em grandes fachadas de Igrejas, como a da Igreja da Sé, que fica localizada no centro da Cidade de São Paulo.

As gárgulas também estão nas fachadas do Castelo dos Horrores, no Playcenter, e no Castelo do Terror, no Beto Carrero World. Mas, o que você sabe as gárgulas? Conheça mais aqui com a gente!


Segundo a Wikipédia. As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede. Elas seguem o estilo gótico medieval, que usava esculturas nas construções de maneira teatral, como que contando histórias.


Segundo a Revista Mundo Estranho “As gárgulas, em alguma medida, inspiram os pesadelos humanos – frente a frente, é quase impossível não imaginá-las em súbido movimento, abandonando a vigia para aterrorizar no escuro da noite. Essa estranheza colaborou para que as pessoas passassem a acreditar que as gárgulas serviam também para afastar os maus espíritos, idéia que se consagrou e é recitada pelos guias de turismo em toda a Europa”.


O termo Gárgula se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água; em italiano: doccione; alemão: Ausguss, Wasserspeier.


A série de desenho animado Gárgulas, e o filme O Corcunda de Notre Dame, ambos da Disney, deram destaque para as gárgulas, que se tornaram bastante conhecidas.

Curiosidades Rápidas:

. Duas diferentes personagem no universo da Marvel Comics usaram o nome Gárgula. A primeira foi um inimigo do Incrível Hulk, a segunda um membro do time de heróis The Defenders, um misto de humano e demônio.

. A gárgula é uma espécie de dragão pigmeu domesticável nas Crônicas de Spiderwick.

. Tambourine, uma personagem da série Dragon Ball, lembra quase uma gárgula com físico humanóide e semelhante a um dragão.

. A gárgula é um monstro usado na série Heroes of Might and Magic.

. Gárgulas são uma categoria de magias de conjuração de monstros na série Guild Wars. Elas lembram um típico estilo francês-gótico com corpo alado parecido com um demônio e rosto diabólico.

. Na série em quadrinhos Homem-Aranha, Peter Parker tem uma estátua de gárgula favorita, que ele a chamou de "Bruce". Peter as vezes conversa com ela quando em contemplação.

. Uma gárgula chamada Scree foi uma personagem jogável no jogo de Playstation 2 Primal.

. No episódio "Charmed Again" da quarta temporada de Charmed, a personagem de Cole Turner explica que as gárgulas são apenas estátuas enquanto dormindo, mas elas voltam a vida para repelir o mal. Mais tarde no episódio, as gárgulas voltam a vida e previnem a Fonte de todo o mal de entrar na igreja.

Confira a matéria anterior sobre as gárgulas - Clique aqui

Vocês tem mais curiosidades sobre as gárgulas? Lembram de mais algum filme, desenho, games que elas aparecem? Deixe um comentário!!

3 comentários:

leonardo disse...

Muiito boa essa matéria
de gágulas..
é sempre bom ter conhecimento
desses assuntos!

22 de outubro de 2009 às 11:26
Caio disse...

as gárgulas voltaram auhsaushash

22 de outubro de 2009 às 14:31
Anônimo disse...

Iria ser legal se vocês fizessem uma iluminação vermelha nas gárgulas do Castelo do Terror e do Castelo dos Horrores !!!

Iria ficar muito legal !!!

22 de outubro de 2009 às 17:43

Postar um comentário