quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Game Clássico - "Phantasmagoria"

Lançado em 1995 então pela empresa que dominava o mercado de adventures para PC na época , a Sierra, Phantasmagoria era um jogo adulto, de horror, em uma época em que Silent Hill , Resident Evil, Fatal Frame eram ainda projetos muito distantes para aparecerem ainda por limitações óbvias de hardware. Os jogos em CD tinham acabado de aparecer e a mídia ainda estava sendo experimentada no mercado , na época um drive de cd era um periférico caro ( os mais comuns eram de 2-4x para se ter uma dimensão da velocidade na época ) e entrava para substituir o disquete como mídia principal para uso em software e jogos.
A história resumida do jogo:
O casal Adrienne e Donald resolve se mudar para o interior e compram uma afastada mansão que foi propriedade de um mágico no século XIX. Adrienne é escritora e espera encontrar novos ares para publicar seu novo livro, e seu marido, fotógrafo pode se beneficiar do ambiente novo também.
Quase que imediatamente após se mudarem para a mansão, ela começa a ter horríveis pesadelos, que são relativos a acontecimentos passados naquela mansão décadas atrás. Ao vasculhar a casa, encontra uma livraria e nela uma passagem secreta para uma sala oculta atrás da parede, aonde existe uma espécie de altar com uma caixa de madeira em cima. Adrienne resolve abrir a caixa por curiosidade e uma estranha fumaça verde sai de dentro, sobe as escadas e vai de encontro a Don que estava procurando sua mulher. Mal sabia ele que acabava de ser possuído.
O problema é que o dono e morador antigo da mansão, o mágico Carno, (a mansão possui um pequeno teatro aonde ele se apresentava) era praticante de magia negra e invocou um demônio que o possuia, matando todas as suas cinco esposas violentamente, com torturas e "requintes de crueldade". Uma das sequências mais fortes do jogo é o mágico possesso forçando uma de suas mulheres a comer entranhas de animais por um funil até morrer sufocada. Mas todas as mortes são violentíssimas.
Para os moradores da vila próxima a mansão suas mulheres teriam morrido de causas naturais ( que cara azarado ), mas Marie, sua última esposa, desconfiada que ele estava envolvido nas mortes anteriores, acaba por descobrir toda a verdade e junto com seu amante Gaston resolve mata-lo, sabotando um dos truques mais famosos do seu show deve escapar de uma cadeira acorrentado, com um capuz pegando fogo e um machado que desce com o passar do tempo para decapita-lo. Obviamente tudo dá errado, Carno, Marie e o amante morrem, e o demônio escapa para uma das salas ocultas da mansão,a mesma que Adrienne acaba por descobrir e o liberta no início do jogo.
Percebendo a repentina mudança de humor no seu marido, ela começa a explorar a casa, procurando respostas,tendo visões dos assassinatos cometidos pelo mágico, enquanto Don permanece isolado na sala escura aonde revela suas fotografias. Mais tarde ela é atacada e estuprada por ele, (em mais uma cena chocante para os jogos da época), ficando definitivamente aterrorizada.
Gráficos: Na época esse tipo de jogo era novidade, e os gráficos "de filme "eram assombrosos para a época. Detalhe é que só foram usadas 256 cores na palheta, porém o jogo não faz feio e em nenhum momento deixa uma má impressão nesse aspecto. Destaque também pelo design macabro da mansão, com seus muitos quartos e passagem secretas. A animação dos personagens é bem feita e convincente, bem mesclado ao fundo digitalizado. Um excelente trabalho da equipe da Kronos Digital que já tinha trabalhado em Kings Quest anteriormente.
Áudio: Um dos destaques do jogo em minha opinião, apenas músicas orquestradas, que dão um clima de suspense incessante ao jogo. O uso do coral de canto gregoriano em algumas partes também é destaque, lembrando a sonoridade dos filmes de suspense e terror clássicos.
Curiosidades: Esse jogo foi um dos pioneiros a sofrer censura severa em países como a Alemanha ( proibida a venda ) e nos EUA várias redes de lojas também se recusaram a vende-lo.Ainda assim o jogo fez um relativo sucesso que lhe rendeu uma continuação ( que não tem nada a ver com os eventos deste jogo ) alguns anos depois.
Algumas imagens:

Assista aos videos, porém aviso que realmente tem cenas horripilantes!!

Making Off - Clique aqui

Video I - Clique aqui


2 comentários:

leonardo disse...

Poow;
até qe é legalzinhoo' /

21 de outubro de 2009 às 17:58
Anônimo disse...

Queria saber se ainda existe algum lugar onde possa baixar esse jogo !!!

meu e-mail é :sr.santini@gmail.com

entrem em contato !!!

22 de outubro de 2009 às 17:35

Postar um comentário