terça-feira, 23 de novembro de 2010

Turismo bizarro no México: La Isla De Las Muñecas


Localizada na região de Xochimilco, a Ilha das Bonecas não tem nada de fofura e magia, mas sim muitas bonecas deformadas e assustadoras.

Quem gosta de passear em lugares tenebrosos que causam um arrepio na espinha pode dar uma voltinha na Ilha das Bonecas. Ela fica ao sul da Cidade do México, mais precisamente na região de Xochimilco (palavra que significa “lugar das flores”).

A tal Ilha foi criada por Don Julián Santana e diz a história que, apesar de ter esposa e família, ele decidiu morar sozinho naquele lugar por 50 anos. Ele morreu lá em 2001 e parece que a ilha é um santuário para uma menina morta que vinha assombrar Don Julián. Ele colecionava as bonecas para presentear a menina e acalmar o seu espírito.

“Existem muitas histórias sobre o motivo de as bonecas estarem aqui”, afirmou Anastasio, primo de Julián e responsável pelo turismo do local. “Algumas pessoas dizem que Julián estava louco e que ele pescava bonecas velhas no canal pensando que elas eram crianças de verdade que ele poderia cuidar delas para voltarem à vida. Mas a história real é que assim que ele chegou à ilha ele passou a acreditar que este lugar era assombrado pelo espírito de uma menina que se afogou no canal. Então ele viu uma boneca passar boiando, pegou e colocou ela em uma árvore, tanto para protegê-lo do mal quanto para deixar a menina feliz. Mas uma boneca não foi o suficiente e logo Don Julián transformou a ilha toda em um santuário”.

As bonecas velhas e quebradas (muitas sem braços, olhos ou pernas) já assustam por si só, mas a decomposição que veio com o tempo torna a paisagem muito mais impressionante. Os danos do sol e da chuva deixaram as bonecas cadavéricas e o público ficou dividido – há quem passe longe do local morrendo de medo, há quem pague para ver de perto a loucura de Don Julián.

Quem gosta de histórias fantasmagóricas e cheias de superstições está convidado a conhecer a Ilha das Bonecas. Dá um pouco de trabalho chegar lá, mas é tão surreal que vale a pena. Não tem como andar por ali sem ver os pelinhos do braço se arrepiarem e é inevitável: você vai olhar para os lados para ver se não está sendo seguido.

Fonte: Freak Show

0 comentários:

Postar um comentário