terça-feira, 19 de janeiro de 2010

1º Parte - Necroturismo: os cemitérios mais famosos do mundo, segundo a Forbes

Dentre os muitos motivos para se fazer turismo, um que chama a atenção é a que leva as pessoas a procurar cemitérios.
Seja porque neles estão pessoas famosas, seja pela arquitetura ou por um aspecto histórico particular, há alguns que atraem milhares de viajantes a cada ano. A revista Forbes divulgou uma matéria com os cemitérios mais famosos do mundo. Confira.

1.Cemitério Nacional de Arlington - Arlington, EUA



Fica na Virgínia, e é o mais conhecido e tradicional cemitério militar norte americano. Está localizado na área em frente a Washington D.C, do outro lado do rio Potomac, perto dos prédios do Pentágono, cortando a capital americana.

A extensão da área é de 4000 m2, onde estão enterradas mais de 360 mil pessoas, em geral veteranos de cada uma das guerras travadas pelo país, desde a revolução americana até a atual Guerra do Iraque. Entre os túmulos está o do ex-presidente John F. Kennedy.



2.La Recoleta - Buenos Aires, Argentina


O Cemitério de Recoleta atrai muitos turistas que desejam visitar o túmulo de Eva Perón. Mas não somente. É de fato uma cidade de mortos, muitos deles ilustres.

Desde 1822, hoje está situado em pleno centro, no senhorial bairro da Recoleta. Toda a estrutura do cemitério se compõe de ruas, avenidas e até praças.

Tem muitas estátuas de mármore, criptas senhoriais, inclusive alguns sarcófagos abertos. Além de Evita, presidentes, atores, militares, outros ricos e famosos têm os seus túmulos nele. Na entrada do cemitério distribuem-se mapas, dado o seu tamanho.


3.Trinity Churchyard - Nova York, EUA


Composto por três cemitérios separados, associados à Igreja Trinity, em Manhattan. Nela está o cemitério de Intercessão, onde há duas placas de bronze comemorativas da Batalha de Fort Washington, um dos mais violentos combates da Guerra Revolucionária.

Está listado nos Estados Unidos no Registro Nacional de Lugares Históricos, e também se trata do único cemitério que está na ativa em Manhattan.



4.Cemitério Boot Hill - Tombstone, Arizona, EUA


Boot Hill (ou Boothill) é o nome atribuído a cemitérios, fato muito comum no oeste americano. Durante o século 19 era um nome recorrido aos cemitérios de pistoleiros ou aqueles que tiveram alguma morte violenta.

E o mais notável destes cemitérios é o que está localizado em Tombstone, no estado do Arizona. Nele estão os túmulos de Billy Clanton, Frank McLaury e McLaury Tom; são os três homens mortos durante tiroteio no famoso O.K.Corral.

Das mais 300 pessoas, 205 estão registradas, já que um grande número de imigrantes chineses e judeus foram enterrados sem reconhecimento dos corpos.



5.Hollywood Forever - Hollywood, EUA


O Cemitério Hollywood Forever fica na Santa Monica Boulevard, em Hollywood, distrito de Los Angeles, na Califórnia.

É adjacente à parede norte, e para trás, da Paramount Studios. O cemitério foi fundado em 1899, com 100 hectares, até então como Hollywood Memorial Park. No final do século 20 tornou-se degradado.

À beira do encerramento, em um processo de falência, a empresa Tyler Cassity adquiriu, em 1998, seus 250 mil m2, renomeando-o "Hollywood Forever", hoje recuperado. No local estão enterradas celebridades da indústria de entretenimento norte-americana.



Continua....

2 comentários:

Caio disse...

esse cemitério q nem o da ultima foto é o pior...me da mó MEDO

19 de janeiro de 2010 às 09:33
Visão de vida... Jesus Cristo disse...

Adorei a materia... E como sempre amo vocês da Indiana!!!

19 de janeiro de 2010 às 13:28

Postar um comentário