quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NO EGITO, COMEÇA PROCESSO DE RESTAURO DA TUMBA DE TUTANCÂMON

O Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) do Egito informou que foram iniciados os trabalhos de restauração e conservação da tumba do mítico faraó egípcio Tutancâmon. O projeto, que conta com a participação do Instituto Getty de Conservação, com sede nos Estados Unidos, durará cinco anos. As informações são da Agência EFE.
A parceria entre cientistas egípcios e americanos "incluirá uma análise científica dos problemas que afetam as pinturas" da tumba, situada no Vale dos Reis, na cidade de Luxor, no Egito, segundo o diretor do instituto Getty, Tim Whalen. Segundo ele, o objetivo final "é desenvolver um plano de conservação e manutenção a longo prazo para a tumba que sirva de modelo para preservar sítios arqueológicos similares."
A primeira fase do projeto, que durará dois anos, inclui o registro das condições da tumba e de seus muros e a análise e o diagnóstico das causas de sua deterioração. As duas fases seguintes, que levarão outros três, consistirão na aplicação do plano de conservação a ser aplicado sobre a tumba e seus muros.
O secretário-geral do CSA, Zahi Hawas, demonstrou seu alívio pelo início dos trabalhos de restauração, já que, segundo ele, foram detectadas várias manchas nas paredes, que tinham causado preocupação.


A tumba de Tutancâmon é, até o momento, a única encontrada entre as 26 que estão no Vale dos Reis, e estava praticamente intacta quando foi descoberta, em 4 de novembro de 1922, pelo arqueólogo britânico Howard Carter, que trabalhou nela durante duas décadas.

Fonte: Portal Terra

1 comentários:

Gust... disse...

:D Cenário digno o da Katakumb..heehe

17 de dezembro de 2009 às 08:10

Postar um comentário