terça-feira, 27 de outubro de 2009

Especial "SEMANA HALLOWEEN" 2º Parte

Como surgiu o halloween?
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.
Na verdade o halloween tem duas origens que no transcurso da historia foram se misturando:


Origem Pagã e a Origem Cristã, vocês devem se perguntar,como assim?

A celebração Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos é considerada de Origem Pagã. A “festa dos mortos” era uma das datas mais importante, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra”. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sarcedotes druidas ou melhor mediuns. Dizia-se também que os espiritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Já a origem Cristã é conhecida como Hallowed Eve e com o passar do tempo chegou ao nome Halloween. Na verdade a celebração é para “Todos os Santos”, todos que precederam na fé. No ano de 840, o Papa Gregorio IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Na tradução para o ingles, essa vigilia era chamada All Hallow’s Eve (Vigilia de Todos os Santos), passando por varias formas até chegar à palavra atual “ Halloween”.

Halloween hoje

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distindo do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

A celebração do 31 de Outubro, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos e, em alguns casos, assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

Continua...

3 comentários:

leonardo disse...

é meio estranho (pra mim) comemorar esse dia

27 de outubro de 2009 às 15:41
Anônimo disse...

Concordo com o Leonardo eu acho muito estranho,mas eu não comemoro e nunca comemorei porisso é estranho pra mim !

10 de novembro de 2009 às 09:03
P, disse...

Halloween é bbem legal de saber dele !

21 de novembro de 2009 às 02:55

Postar um comentário