terça-feira, 23 de junho de 2009

1º Parte - Game: Siren – PS2 2 - SCEA – 2004

Imagine um jogo que misture a apresentação estilizada de "Ico" com o terror de psicológico de "Silent Hill" e de quebra traga uma mecânica inusitada como a de "Fatal Frame". A idéia pode parecer excêntrica, mas já está sendo usada no novo game dos estúdios internos da Sony, batizado de "Siren".


O título do jogo é uma forma de trocadilho. O game se ambienta numa cidade chamada Hanuda em um isolado vale japonês. Quando uma sirene (que é a mesma palavra para sereia, aquela cuja voz encantava navegadores) toca, as montanhas são substituídas por água vermelha e todos as pessoas do local se transformam em shibito, uma espécie de zumbi: a influência de mitologia oriental no game é pesada.

A mecânica do game é bastante diferente. Os personagens contam com alguns movimentos simples como correr, se agachar, usar armas e manipular objetos - mas o verdadeiro truque é Sightjacking... a habilidade de "sintonizar" os olhos de qualquer inimigo (ou amigo) e ver o mundo do ponto de vista deles. Como os zumbis são imortais (podendo ser apenas incapacitados temporariamente) e os personagens frágeis, essa função é vital na hora de planejar os movimentos pelas ruas e bosques escuros ou enevoados de Hanuda.

Não jogue à noite !! A produção do jogo é excêntrica, mas eficiente. O uso de atores para compor as faces (ao invés de animações) ajuda a aumentar a tensão. Os ambientes escuros parecem tão mortos quanto os shibito - a tensão chega a ser palpável. O departamento sonoro segue o mesmo padrão: os efeitos sonoros utilizam uma tecnologia para simular 3D que mergulha o jogador nesse mundo estranho, aterrorizando qualquer um - seja com o bipe de um orelhão ou o respirar ofegante dos shibito. A única ressalva está na dublagem do game: todos apresentam vozes com sotaque britânico, algo que acaba sendo uma enorme distração em algo tão oriental. E a ausência de legendas (provavelmente para aumentar a imersão) faz desse um game apenas para os totalmente fluentes no idioma.

"Siren" não é um jogo para qualquer um. Sua preocupação em perturbar mentalmente parece muito maior do que o interesse do diretor em fazer dele um produto acessível. Mas quem busca um bom susto e está disposto a pagar o preço viverá uma das mais elaboradas aventuras do gênero disponível nos videogames.

Imagens do Game:





Confira o Trailer:





Na próxima Quarta-Feira confira a continuação desse assustador Game...

5 comentários:

Filipe K Femme disse...

Eu tenho medo de jogar games assim meu, lembro qdo joguei resident :S haha eu pulava de sustos ;P

24 de junho de 2009 às 14:47
tiiito disse...

Eu joguei da um pouco de susto, mas vale a pena jogar!!!!

25 de junho de 2009 às 11:27
Gustavo dos Santos disse...

Nunca tinha visto este jogo, hehe. Parece ser legal , apesar de eu tomar sustos eu curto este tipo de game huaahuauh

25 de junho de 2009 às 13:27
leonardo disse...

Muitooo loko esse Game, a primeira foto me lembrou o Necrotério do Castelo dos Horrrores

25 de junho de 2009 às 17:52
Rodrigo disse...

Vo compra :D

26 de junho de 2009 às 18:54

Postar um comentário